Vacina do HPV: para que serve, quem pode tomar e outras dúvidas

A vacina contra o HPV, ou papiloma vírus humano, é dada em forma de injeção e tem como função prevenir doenças causadas por este vírus, como lesões pré-cancerosas, câncer do colo do útero, vulva e vagina, ânus e verrugas genitais. Esta vacina pode ser tomada no posto de saúde e clínicas particulares.

Quem deve tomar

A vacina contra o HPV pode ser tomada das seguintes formas:

No particular ela está indicada para:

• Meninas e mulheres entre 9 e 45 anos de idade, se for a vacina quadrivalente, ou qualquer idade acima dos 9 anos, se for a vacina bivalente (Cervarix);

• Meninos e homens entre 9 e 26 anos de idade, com a vacina quadrivalente (Gardasil);

• Meninos e meninas entre 9 e os 26 anos de idade, com a vacina nonavalente (Gardasil 9).

A vacina pode ser tomada mesmo por pessoas que fazem tratamento ou já tiveram infecção pelo HPV, pois ela pode proteger contra outros tipos de vírus HPV, e prevenir a formação de novas verrugas genitais e risco de câncer.

Quem não pode tomar

A vacina do HPV não deve ser administrada em caso de:

• Gravidez, mas a vacina pode ser tomada logo após o nascimento do bebê, sob orientação do obstetra;

• Quando se tem algum tipo de alergia aos componentes da vacina;

• Em caso de febre ou doença aguda;

• Em caso de redução do número de plaquetas e problemas de coagulação sanguínea.

A vacinação pode ajudar a prevenir a infeção pelo HPV e o câncer de colo do útero, mas não é indicada para tratar a doença. Por isso, também é importante usar o preservativo em todos os contatos íntimos e, além disso, a mulher deve consultar o ginecologista pelo menos 1 vez por ano e realizar exames ginecológicos como o Papanicolau.

Fonte: Tua Saúde

0 visualização0 comentário